Como Morreu JORGE RAFAEL VIDELA

COMO MORREU
JORGE RAFAEL VIDELA

Nome completo: Jorge Rafael Videla

Nacionalidade: Argentino

Nascimento: 2 de agosto de 1925

Morreu em: 17 de maio de 2013

Idade: 87 anos

Profissão: Político, Militar

Lugar da morte: em sua cela do Presídio de Marcos Paz (Argentina)

Causa de morte:

“FRATURAS MÚLTIPLAS E CÂNCER DE PRÓSTATA”

Como faleceu JORGE RAFAEL VIDELA: se encontrava cumprindo pena perpétua no presídio de Marcos Paz por graves violações aos direitos humanos.

Depois da sentença que recebeu em 05 de julho de 2012 lhe condenou a 50 anos de prisão, depois de que o tribunal que lhe julgou o encontrasse culpado pelo delito de sequestro e subtração de identidade de menores de idade.

Na sexta no dia 10 de maio de 2013, Jorge Videla caiu no chuveiro e deve ter levantado por internos que o transferiram para sua cela. Dias depois, na segunda dia 13, o ex ditador deveu se apresentar ao tribunal pelo novo julgamento pelos crimes cometidos no Plan Cóndor.

No dia seguinte, na terça 14 de maio, lhe dóia a zona pélvica. Pelo que foi transferido para o centro médico assistencial do complexo penitenciário onde lhe tiraram uma radiografia.

Videla faleceu em 17 de maio pela manhã. Lhe encontraram em sua cela, sem pulso nem reação pupilar, pelo que lhe foi realizado um ECC (eletrocardiograma), lhe constatando sua morte.

Segundo testemunhas, desde o falecimento a cela de Videla se manteve fechada e sob custódia, sem prejuízo do retorno de pessoas do Serviço Penitenciário Federal até que lhe levaram o cadáver às 16 horas.

Segundo fontes do Juizado Federal de Morón, o boletim preliminar da autopsia afirma “fraturas múltiplas, uma delas na pélvis e o câncer de próstata em tratamento”.

Por possíveis represálias, a família de Videla decidiu de maneira transitória até ser autorizada a cremação enterrar no setor T1 do cemitério Parque Memorial de Pilar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *