Como Morreu IÇAMI TIBA

COMO MORREU
IÇAMI TIBA

Nome completo: Içami Tiba

Nacionalidade: Brasileiro

Nascimento: 15 de Março de 1941

Morreu em: 02 de Agosto de 2015

Idade: 74 anos

Profissão: Médico psiquiatra/Escritor

Lugar da morte: Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no Brasil

Causa da morte:

“CÂNCER”

Como faleceu IÇAMI TIBA: O psiquiatra faleceu em decorrência de complicações de um câncer. Ele estava internado desde janeiro no, Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento da doença.

Ele era filho de imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil em 1936. Seus pais construíram um armazém em Tapiraí, no interior de São Paulo. Içami se formou em medicina pela Universidade de São Paulo, e logo fez especialização em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas, em São Paulo, onde foi professor.

O psiquiatra também foi professor em diversos cursos no Brasil e no exterior. Criou a “Teoria da Integração Relacional”, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores. Como palestrante Tiba também fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.

Sua especialidade era a psicoterapia para adolescentes e suas famílias, atendendo, em uma clínica particular, a mais de dois mil pacientes a cada ano, ao quais aplicava os princípios da “Teoria da Integração Relacional”, por ele próprio criada, e técnicas de psicodrama. Para Içami, a maior parte dos problemas psíquicos dos adolescentes pode ser atribuída ao comportamento de seus pais, que agem eles próprios como adolescentes.

O psiquiatra escreveu mais de 40 livros sobre educação, entre eles, “Sexo e Adolescência”, “Puberdade e Adolescência” e “Seja Feliz Meu Filho”. Suas foram e ainda são referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Ele tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais. Foi reconhecido por usar uma linguagem coloquial e bem humorada.

Ele deixou esposa, três filhos e dois netos.

Seus restos mortais se encontram no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, no Brasil.

 

SAIBA COMO ELES MORRERAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *