Como Morreu JUAN RAMÓN JIMÉNEZ

COMO MORREU
JUAN RAMÓN JIMÉNEZ

Nome completo: Juan Ramón Jiménez Mantecón

Nacionalidade: Espanhol

Nascimento: 23 de dezembro de 1881

Morreu em: 29 de maio de 1958

Idade: 76 anos

Profissão: Escritor, Poeta

Lugar da morte: na Clínica Mimiya, Santurce, San Juan de Porto Rico (Porto Rico)

Causa de morte:

“BRONCOPNEUMONIA”

Como faleceu JUAN RAMÓN JIMÉNEZ: no ano de 1957 se encontrava sofrendo uma intensa depressão adotando um estado de completa clausura evitando comer e se lavar.

Em um estado de desnutrição avançada foi internado em um hospital psiquiátrico, o do Hato Tejas, e graças aos cuidados da enfermeira Maria Guzmán volta aos trabalhos.

Em fevereiro de 1958 sofre um lamentável acidente e fratura o quadril do lado direito por causa de uma queda. Chega a se recuperar novamente, mas sem andar e confinado em uma cadeira de rodas pelo resto da vida.

Enquanto sua família considera e lhe planta a possibilidade de levá-lo para Espanha, o poeta declina e este oferecimento para poder estar perto de onde descansava sua esposa. Porém, quando começa a considerar a possibilidade de voltar, adoece de uma broncopneumonia fulminante e não responde ao tratamento que se submete.

Depois de estar internado 3 dias na clínica Mimiya de Santurce (Porto Rico) falece em 29 de maio desse ano, pouco antes das cinco da manhã.

Seus restos mortais e os de sua esposa foram repatriados em Espanha em 04 de junho e homenageados por familiares, amigos, personagens importantes, autoridades e o público em geral.

Hoje descansam no cemitério de Moguer desde 06 de junho de 195

SAIBA COMO ELES MORRERAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *