Como Morreu MACHADO DE ASSIS

COMO MORREU
MACHADO DE ASSIS

Nome completo: Joaquim Maria Machado de Assis

Nacionalidade: brasileiro

Nascimento: 21 de junho de 1839

Morreu em: 29 de setembro de 1908

Idade: 69 anos

Profissão: escritor

Lugar da morte: Rio de Janeiro, RJ

Causa de morte:

“Depressão”

Como faleceu MACHADO DE ASSIS: No começo de sua velhice, Machado de Assis já apresentava alguns problemas de saúde. Ele foi diagnosticado com um câncer na língua e sofria também de epilepsia. Quem cuidava dele era sua mulher, Carolina Augusta Xavier de Novais, que era também uma das pessoas que mais apoiava sua carreira de escritor e com quem casou-se em 1869.

No ano 20 de outubro de 1904 Carolina faleceu, e Machado de Assis ficou completamente desolado. Ele já não saia mais de casa, não queria fazer as atividades que antes lhe davam prazer e entrou em um quadro de depressão, o que acabou agravando ainda mais o seu então frágil estado de saúde.

No dia 29 de setembro de 1908, após estar completamente derrotado pela depressão e pelas complicações que ela causou em suas doenças, o escritor faleceu. Sua morte foi muito noticiada por toda a imprensa brasileira, e grandes figuras públicas lamentaram o fato. Dentre elas estava o jurista Rui Barbosa, que chegou a discursar sobre o amigo durante seu sepultamento.

Seu corpo foi enterrado ao lado de sua mulher Carolina no Cemitério de São João Batista, cidade onde se criou e morou pela vida toda.

SAIBA COMO ELES MORRERAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *