Como Morreu CHE GUEVARA

COMO MORREU

ERNESTO “CHE” GUEVARA

  

Nome completo: Ernesto Guevara

Nacionalidade: Argentino

Nascimento: 14 de Maio de 1928

Morreu em: 09 de Outubro de 1967

Idade: 39 anos

Profissão: Político, Médico, Diplomático, Autor

Lugar da morte: Em uma escolinha das Higueras (Bolívia).

 

Causa de morte: 

“EXECUTADO, FERIDA POR ARMA DE FOGO”

 

 

Como faleceu CHE GUEVARA: No combate de Quebrado do Churro, Bolívia, Ernesto “Che” Guevara foi ferido a bala em sua perna esquerda, e posteriormente, levado como prisioneiro junto com Simeón Cuba (Willy). Posteriormente foram transferidos a La Higuera, onde os mantiveram presos na escola, em salas separadas. Ali colocariam também os cadáveres dos guerrilheiros mortos.

Entre os pertences do Che os militares encontraram o Diário pessoal que levava na Bolívia.

Em 09 de outubro pela manhã o governo da Bolívia anunciou falsamente que Ernesto Che Guevara havia sido morto em combate no dia anterior.

Ao mesmo tempo chegaram o coronel Joaquim Zentero Anaya e o agente da CIA Félix Rodríguez. Depois do meio-dia o presidente Barrientos deu uma ordem de executar friamente o Che Guevara.

Existem dúvidas e muitas versões contraditórias sobre o grau de apoio que teve a decisão por parte dos Estados Unidos, mas o certo é que tal como está registrado no próprio relatório secreto de Félix Rodríguez, a CIA esteve presente no lugar. Foi o agente Rodríguez quem recebeu a ordem de fuzilar a Guevara e quem a transmitiu aos oficiais bolivianos, então como foi ele também quem o comunicou ao Che Guevara que seria fuzilado. Antes do fuzilamento Féliz Rodríguez o interrogou e tirou- o da sala para tirar várias fotografias, as últimas nas que ele aparece com vida.

No mesmo ano de sua morte, o governo cubano começou a investigação para recuperar os restos mortais de Che Guevara e os de seus companheiros, sem resultados. Em 1995 viajou para Bolívia o doutor Jorge González Pérez, então diretor do Instituto de Medicina Legal de Cuba, dando início ao processo que os encontraria em 1997 graças as declarações do General retirado Mario Vargas Salinas. Encontrou-se o corpo de Che no Vale Grande junto de outros seis corpos enterrados clandestinamente em uma cova comum.

O cadáver, de acordo com o relatório da equipe forense, faltava às mãos e registrava um alto conteúdo de formaldeído e levava roupa e elementos compatíveis com os que se suponha que tinha no momento de ser enterrado (se encontrou coberto com uma jaqueta que em um dos bolsos tinha uma bolsa com queimadura de cigarro de cachimbo). O antropólogo Héctor Soto realizou um exame físico que mediante a definição dos traços frontais identificou Guevara.

Porém, alguns analistas afirmam que o corpo não é o do Che, já que existem contradições intransponíveis entre o relatório e a autopsia que se praticou no cadáver em 1967.

Em 12 de julho de 1997 os supostos restos mortais foram levados para Cuba onde foram recebidos por uma multidão para ser sepultados em Santa Clara no Memorial de Ernesto Guevara onde se encontram atualmente os restos da maioria dos guerrilheiros que o acompanharam em sua expedição.

4f4a4367e3c57 180px-Félix_Rodríguez_junto_al_cadáver_del_Ché che-soldiers

SAIBA COMO ELES MORRERAM

5 thoughts on “Como Morreu CHE GUEVARA

  1. Amigo, ele fuzilava friamente as pessoas(homens,mulheres,crianças),para implantar um governo comunista,ele fez uma guerra,e matava pessoas inocentes só pra muda o governo.Lutava pelos seus direito kkkkkkkk,cara q locura man,estuda história e dps vem comentar sobre esses assuntos

    1. Concordo plenamente contigo! Você foi estudar a historia REAL dele, não se deixou influenciar pelo conteúdo falso ,que os professores esquerdistas ( a grande maioria) , e a bibliografia esquerdista, transmitem nas escolas e faculdades! Parabéns, vc livrou-se da doutrinação do Marxismo cultural do ensino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *