Como Morreu LEONARDO DA VINCI

COMO MORREU

LEONARDO DA VINCI

 

 

Nome completo: Leonardo di ser Piero da Vinci

Nacionalidade: Italiano

Nascimento: 15 de Abril de 1452

Morreu em: 02 de Maio de 1519

Idade: 67 anos

Profissão: Arquiteto, Escultor, Engenheiro, Pintor, Inventor

Lugar da morte: En el Castillo de Cloux (Francia)

 

Causa de morte: 

“NATURALMENTE”

 

 

Como faleceu  LEONARDO DA VINCI Em 1516 deixou seu território italiano, por causa de problemas trabalhistas, para se refugiar na França, onde se manteve até sua morte. A partir de 1517 sua saúde até então, inabalável começou a piorar. Seu braço direito ficou paralisado, mas com sua incansável mão esquerda, Leonardo ainda fazia esboço de projetos.

Em 02 de maio de 1519 faleceu por causas naturais. Leonardo esteve doente por vários meses anteriores a sua morte, por isso escreveu seu testamento em 23 de abril desse mesmo ano diante de um notário de Amboise.

Pediu a um sacerdote para receber a confissão e a extremução dos enfermos.

Leonardo havia se tornado amigo do Rei Francisco I e viveu seus últimos anos nas proximidades do castelo real de Amboise. A tradição disse que morreu nos braços do rei se deve talvez a uma interpretação literal errônea de um epitáfio relatado por Giorgio Vasari.

“Este epitáfio que nunca havia” sido visto sobre nenhum monumento contém as palavras “Sinu Regio” que podem significar literalmente “sobre o peito de um rei”, mas também em um sentido metafórico “no afeto de um rei” e significar somente a uma alusão a morte de Leonardo em um castelo real.

O conde Francisc Melzi amigo e aprendiz com quem ele viveu os últimos três anos foi seu principal herdeiro e quem executou seu testamento recebeu o dinheiro, pinturas, instrumentos, biblioteca e outros objetos pessoais. Leonardo também se lembrou de seu outro antigo aluno e companheiro, Salai e de seu criado Battista di Vilussis que receberam cada um a metade das terras de Leonardo.

Seus irmãos receberam 400 escudos e sua empregada uma capa negra com uma borda de pele.

Segundo sua vontade expressa, sessenta mendigos, cada um com um círio, seguiram seu caixão e foram recompensados por isto.

Seu corpo foi sepultado na Capela de San Huberto do Castelo de Amboise. Em 12 de agosto de 1519 seus restos mortais foram enterrados no claustro da Igreja de San Florentino em Amboise. Mas seu túmulo foi esquecido e cinquenta anos depois violado. Suas cinzas deveriam se espalhar devido às desordens provocadas pelas lutas religiosas entre católicos e hunguenotes.

SAIBA COMO ELES MORRERAM

5 thoughts on “Como Morreu LEONARDO DA VINCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *