Como Morreu MARTIN LUTHER KING

COMO MORREU

MARTIN LUTHER KING

 

 Nome completo: Michael King

Nacionalidade: Americano

Nascimento: 15 de Janeiro de 1929

Morreu em: 04 de Abril de 1968

Idade: 39 anos

Profissão: Clero, Ativista político, Teólogo

 

Lugar da morte: Na sacada do Lorraine Motel em Memphis, Tennessee, (Estados Unidos)

 

Causa de morte: 

“FERIDA DE ARMA DE FOGO”

 

Como faleceu  MARTIN LUTHER KING: Em março de 1968, Martin Luther King se instalou em Memphis, Tennessee, Estados Unidos para apoiar aos lixeiros negros locais que estavam em greve desde 12 de março com o objetivo de obter uma melhora salarial e um melhor tratamento.

Eram pagos 1 dólar e 70 centavos por hora, mas não os abandonavam quando não podiam trabalhar por razões climatológicas, do contrário do que se fazia com os trabalhadores brancos.

Em consequência destes protestos pacíficos se instalou uma onda de violência contras eles que resultou no assassinato de um jovem americano.

Em 03 de abril no Mason Temple, Martin Luther King fez um discurso profético “I´ve been to the Mountaintop (Eu estive no topo da Montanha)” diante de um auditório eufórico que derivou pouco tempo depois em sua trágica morte.

“Não é verdadeiramente importante o que agora ocorre… Alguns tem começado a […] falar de ameaças que se perfilam. O que poderia me acontecer por parte de um de nossos cruéis irmãos brancos? … Como todo mundo, eu gostaria de viver muito tempo. A longevidade é importante, mas isso é algo que agora não me preocupa. Eu só quero cumprir a vontade de Deus. E ele me autorizou a subir na montanha! E mirou em torno de mim e viu a terra prometida. Pode ser que eu não vá ali com vocês. Mas quero que saibam que esta noite que nós chegaremos como o povo a terra prometida. E estou feliz esta noite. Não tenho nenhum temor. Não tenho medo de nenhum homem. Meus olhos tem visto a glória da vinda do Senhor!”

Em 04 de abril de 1968, Martin Luther King foi assassinado por um segregacionista branco na sacada do Lorraine Motel (Tennessee). Foi diante do quarto 306. Uma bala calibre 30 entrou pela bochecha às 06:01 da noite. Foi levado ao hospital e declarado morto às 07:05 da noite.

O assassinato provocou uma onde de motins raciais em 60 cidades dos Estados Unidos que provocaram numerosas mortes e obrigaram a intervenção da Guarda Nacional. Cinco dias mais tarde, o presidente Johnson decretou um dia de luto nacional (o primeiro por um afro americano) em honra de Martin Luther King.

Após o assassinato, a cidade de Memphis negociou o fim da greve de uma maneira favorável aos lixeiros.

Dois meses depois da morte de Martin Luther King, James Earl Ray, um foragido, foi capturado no aeroporto de Londres Heathrow quando tentava sair do Reino Unido com um passaporte falso canadense em nome de Ramón George Sneyd. Ray foi extraditado rapidamente a Tennessee e acusado da morte de Martin Luther King; reconheceu o assassinato em 10 de março de 1969 e se retratou três dias depois.

Martin Luther King foi sepultado nos campos do Centro King de Atlanta (Estados Unidos).

article-2304090-191415BA000005DC-251_634x433 images

SAIBA COMO ELES MORRERAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *