Como Morreu JOSÉ SARAGOZA

COMO MORREU

JOSÈ SARAGOZA

Nome completo: José Saragoza

Nacionalidade: Espanhol

Nascimento: 14 de Julho de 1930

Morreu em: 15 de Maio de 2017

Idade: 86 anos

Profissão: Publicitário/Pintor

Lugar da morte: Em sua casa, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo

Causa da morte:

“CAUSAS NATURAIS”

Como faleceu JOSÉ SARAGOZA: O publicitário e pintor espanhol, um dos fundadores da agência DPZ (atual DPZ&T), faleceu em decorrência de causas naturais, na madrugada do dia 15 de maio de 2017, em sua casa. Na véspera, dia 14 de maio de 2017, Zaragoza participou junto com esposa, filhos e netos de um almoço em comemoração ao Dia das Mães, no restaurante Fasano, em São Paulo e aparentava estar bem de saúde.

Zaragoza nasceu em Alicante, na Espanha e passou a infância em Barcelona. Vivia no Brasil desde 1952. Trabalhou como fotógrafo no Brasil, foi estagiário da NBC em Nova York e de volta ao Brasil fundou o estúdio de design Metro 3 ao lado de Ronaldo Perischetti e Francesc Petit. Em 1968 fundou a DPZ com Petit e Roberto Duailib.

Zaragoza ficou BA DPZ até 2013, mesmo depois de a empresa ter sido vendida ao grupo francês Publicis, em 2010, por cerca de US$ 120 milhões.

A DPZ dominou o Brasil, nos anos 70, ajudando a revelar talentos, como um ainda muito jovem Washington Olivetto.

A DPZ criou personagens para grandes empresas no Brasil, como o tucano da Varig e o galinho Lequetreque da Sadia.

Após deixar a DPZ, em 2013, Zaragoza passou a se dedicar a outras de suas paixões, as artes plásticas, uma área na qual também era reconhecido.

Zaragoza também foi o primeiro presidente, e um dos fundadores do Clube de Criação de São Paulo. Lançou diversos livros e, como pintor, realizou e participou de inúmeras exposições dentre elas a Bienal de São Paulo de 1963 a 1967. Em 2005, fez uma exposição no Museu Brasileiro de Escultura, com o nome de “Zaragoza –  Meio Século – Revisão”, que reuniu seus trabalhos artísticos feitos no Brasil nos últimos 50 anos. Também fez uma exposição sobre os Jogos Olímpicos, uma de suas paixões.

Ele deixou esposa, quatro filhos e sete netos.Teve o corpo cremado e as suas cinzas se encontram no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

SAIBA COMO ELES MORRERAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *