COMO MORREU MANOEL DE OLIVEIRA

COMO MORREU MANOEL DE OLIVEIRA

Nome Completo: Manoel Cândido Pinto de Oliveira.
Nacionalidade: Potuguês.
Nascimento: 11 de Dezembro de 1908.
Morreu em: 02 de Abril de 2015.
Idade: 106 anos.
Profissão: Ator /Cineasta/Diretor.
Lugar da morte: Em sua casa, no Porto, em Lisboa, Portugal.

Causa da morte:
“PARADA CARDÍACA”

Como morreu MANOEL DE OLIVEIRA: O cineasta e ator português, considerado o mais velho do mundo em atividade, foi vítima de uma parada cardíaca em sua casa. Ele estava rodeado pela família ao falecer.

O ator se interessou desde muito novo pelo cinema, garças a seu pai, que o levava para ver as fitas de Charile Chaplin e Max Linder, despertando-lhe o interesse pela sétima arte.

Com 20 anos foi para a escola de atores fundada pelo cineasta italiano Rino Lupo, no Porto, e ali teve o primeiro contato com o mundo da sétima arte, fazendo figuração no filme ”Fátima Milagrosa”. Mais tarde, surgiu a idéia de filmar seu primeiro curta-metragem “Douro, Faina Fluvial” (1931), é um documentário sobre a faina do Rio Douro.

Manoel tinha então 23 anos e este foi o início de uma carreira como cineasta que conta com mais de 50 filmes, onde se incluem 34 longas-metragens.

Nos primeiros anos de seu percurso como cineasta, filmou vários documentários e só em 1942 se aventurou na ficção com a adaptação ao cinema do conto “Os Meninos Milionários”, de João Rodrigues de Freitas.

Em 1985, com 77 anos, recebeu o “Leão de Ouro” do Festival de Veneza, na Itália. Em 1988, foi condecorado pelo então Presidente da República de Portugal, Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
Seu último filme foi o curta-metargem “O Velho do Resteio”, que estreou no dia em ele completou 106 anos, 11 de dezembro de 2014.

(como morreram outros Atores famosos)

Ele deixou quatro filhos, netos e bisnetos.
Seus restos mortais se encontram no Cemitério de Agramonte, no Boavista, em Portugal.