COMO MORREU MOZART

COMO MORREU MOZART

Nome completo: Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart.
Nacionalidade: Austríaco.
Nascimento: 27 de janeiro de 1756.
Morreu em: 5 de dezembro de 1791.
Idade: 35 anos.
Profissão: Músico, Compositor e Pianista.
Lugar da morte: Viena, Sacro Império Romano Germânico.

Causa de morte:
“INFECÇÃO POR ESTREPTOCOCOS”

Como morreu MOZART: o gênio musical faleceu a uma da madrugada do dia 05 de dezembro de 1791, com 35 anos.

Existem várias suposições acerca da causa real de sua morte, porém a que vigora com mais força segundo os estudos recentes é de uma infecção por estreptococos.

Mozart não foi uma pessoa saudável e desde pequeno começou a sofrer padecendo como a varíola, febre tifoide, febre reumática aguda e complicações derivadas destas doenças: bronquites, pneumonia, exantema e hipertensão, entre outras.

Porém, a doença que ocasionou sua morte teve os sintomas primários quando fez uma visita a cidade de Praga na antiga Checoslováquia supervisando sua ópera: “A Clemência de Tito”.

Quando volta para Áustria, sua saúde se foi esvaindo paulatinamente, se podia evidenciar sua indisposição, seu semblante cada vez mais pálido e a depressão resultante de todo isto que o fazia pensar que morreria logo, porque suponha que o havia envenenado.

Foi então, que compôs seu Réquiem para ele e continuou trabalhando em outros projetos musicais como o concerto para clarinete e a flauta mágica que estreou no dia 30 de setembro de 1791.

Teve uma curta melhoria enquanto fazia uma pausa no Réquiem, mas logo em breve recaiu e incharam suas extremidades e sofreu com dor e vômitos. Teve que permanecer em repouso absoluto desde o dia 20 de novembro, mas se manteve consciente até o final, até cantou parte do Réquiem com sua família.

(como morreram outros Musicos Famosos)

Ao morrer, seu corpo se descompôs rapidamente e o funeral se realizou em plena rua levado por uma carruagem de cavalos até o cemitério de San Marz em Viena,

Foi sepultado no dia seguinte ao anoitecer em um túmulo comunitário simples, algo comum para a época.