SALVADOR DALI

COMO MORREU SALVADOR DALI

COMO MORREU SALVADOR DALI

Nome completo: Salvador Felipe Jacinto Dalí i Domènech.
Nacionalidade: Espanhol.
Nascimento: 11 de Maio de 1904.
Morreu em: 23 de Janeiro de 1989.
Idade: 84 anos.
Profissão: Pintor, Escultor, Escritor.
Lugar da morte: No hospital de Figueras (Espanha).

Causa de morte:
“PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA”

Como morreu SALVADOR DALI: A partir de 1980 a saúde de Salvador Dalí começou a se deteriorar gravemente. Junto com sua mulher, Gala que tinha sintomas de senilidade aparentemente consumiu um coquetel de medicamentos, o qual lhe causou um severo dano no seu sistema nervoso lhe incapacitando de continuar com suas criações artísticas.

Já na idade de 76 anos, seu estado era lamentável e sua mão sofria constantes tremores efeito do avanço do mal de Parkinson.
Gala finalmente faleceu em 10 de junho de 1982. Depois de sua morte, Salvador Dalí perdeu as forças para continuar vivendo.

Sofreu de desidratação séria supostamente ao tentar se suicidar, mas ele justificou como um método de entrar em um estado de animação suspendida igual ao que fazem algumas bactérias.

Posteriormente se mudou para o castelo de Púbol em Figueras que havia comprado para sua esposa Gala e onde ela havia falecido. Mas em 1984 provocou um incêndio em seu quarto sem saber quais foram às causas. Novamente se suspeitou de outra tentativa de suicídio. Dalí foi resgatado e voltou para sua casa em Figueras onde um grupo de artistas lhe cuidou até seus últimos dias de vida.

Denunciaram que Dalí nessa época foi obrigado por algumas das pessoas que lhe cuidavam a assinar lenços em branco para depois serem vendidos como originais após sua morte.

Em novembro de 1988 Dalí foi internado por causa de uma falha séria cardíaca onde foi visitado pelo rei Juan Carlos I, quem lhe confessou que sempre havia sido seu admirador.

Finalmente em 23 de janeiro de 1989 morreu por causa de uma parada cardiorrespiratória em Figueras.

(como morreram outros Pintores famosos)

Foi sepultado na cripta de Figueras localizada em sua casa museu. Sua cripta se encontra no outro lado da igreja de Sant Pere.